20 fevereiro, 2009

alma de aula

Realejo
algo tátil
mambembe
letra gitana
cartografia
de desejos
num lance
de sorte
.
Diniz Gonçalves Júnior
.
.
Alma da aula é ninada em berço barroco. Não fossem medievais, românticos rounds versus classicismo roubariam fichte. Adversidades não estão de bobeira, mano: filosofar com Federico Minuano me deixa no ar.

Agora, o cortiço, o livro (AMO!), e o real: deixe-me ser claro: terei de perdoar a bicha de ouvidos curiosos, um doente mental, o bebum fã de Raul Seixas e, numa equipe que me apraz, piriguetes do andar superior e meu amigo violinista C.D. Tudo bem: tem feiticeira versão 2009 dizendo que a era de Aquarius e/ou fim do mundo estão datados para december 2012. Ouço Enigma: "metamorphosis". Abajurzinho portátil serve pra leitura obrigatória. Graças a Deus saiu Sagarana e, infelizmente, rosa do povo e guardador de rebanhos também. Quando a tragédia começar a respirar, mãos de Jesus Cristo trarão 9dads naturalistas, no bom sentido, dentro e fora, pra mim e pra todo mundo pois, sem água fluorada, a humanidade se responsabilizará pela derrocada da monsanto, do aspartame, da poderosa estratégia da ONU para reduzir mais de 2/3 da humanidade.

Nova era está agendada: Proteu prometeu romper ranço acadêmico, com poesia!.
Já o espírito militar, ah... espírito militar... falou mais alto quando olhei pra Dulce:

__ Precisamos unir forças pela arte verdadeira. Pense na VAI, na lei Rouanet, no PAC.

Ela mostrou os dentes:

__ Você precisa trabalhar.

HaHaHaHaHaHaHaHaHa... Você... sim, vou usar "você", não assim, vogais costuradas sobre pedras; vou deixar, a vida me levar, não assim, subdividido em túmulos vivos. Quero alcançar lençóis d´água com pés, conquanto minha cabeça atravessa nuvens, já pensou? (aviões que se cuidem...)
Você (que é eu) fica na intenção. Eu (que sou nós) faço irromper o verbo. Não há falta de sexo que comprometa livre pensar (ar condicionado).
.
__ Tudo bem, Dulce, Você combate soldados, se assusta com alguns tiros, mas se arrisca.
__ Ai amigo, sou corajosa.
__ Fé em Deus.
.
Pâmelo das águas e Jussarinha da Beija-flor bem que tentam bagunçar a aula, mas "ziriguidum do quadro negro" é decididamente hipnótico: não há baixo-astral que desenterre 69° enterro da língua de Nazareno. Seu otimismo adora atuar em razão inversa, pense numa pessoa boa:

__ Olha, professor, tá difícil. perdi minha pasta na missa com: poemas, fotos, exames médicos, mapa, lista de perguntas que tenho que fazer aos entrevistados, apelidos (drogado, ladrão, satanista, comunista etc), coisas que preciso comprar, filmes e livros que preciso ler...

Professor (Pedro Galé) interrompe:

__ Imagine que atrás de você tem uma mulher, atrás da mulher um romântico, entre o romântico asas, acima das asas um acidente, dentro do acidente uma ascensão, atrás da ascensão eu.
__ ???.
__ A complexidade de tudo isso é aumentada cada vez que você tenta explicar seu coração, distanciando saídas pra liberdade.
__ Mas por que o bandido da luz vermelha põe inseticida nele mesmo antes de entrar no mar dos anos 60?.
__ Pergunte à transcendência afogada.
__ Ela anda muy ocupada com teosofia social, distraindo
nuvens hollywoodianas..
__ Sim, sim...
__ Então qual o motivo desse cara aqui do lado estar escrevendo poemas usando fôlego da minha aparente distração como chuva de epígrafes que não transferem direito a compreensão de nossa época?.
__ Ele decerto acha que debaixo de Vênus o orgasmo de aquarius não dispõe de visão periférica.
__ Quantos litros de semancol limparão simetrias do reality-show-convalescença?.
__ Só a chuva sabe.



Fuvest 2010
*
- Auto da barca do inferno - Gil Vicente
- Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
- Iracema - José de Alencar
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- O cortiço - Aluísio Azevedo
- A Cidade e as Serras - Eça de Queirós
- Vidas Secas - Graciliano Ramos
- Capitães da Areia - Jorge Amado
- Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinicius de Moraes
*
.

Nenhum comentário: