29 setembro, 2008

floricultura a vapor

.
II


É preciso agradecer.
Por ainda estar vivo o suspiro, sob pássaros que aguardam aguçados arrimos.
É preciso saber a diferença entre lírio e lis.
A faxineira burlesca resigna-se:

__ Você tem razão. Esse Eight não é tão mata-rato assim.
__ Bom, que fique claro o domínio da íris.
__ E as tulipas da Sylvia Plath.
__ Hahahahaha... Você é poeta?
__ Não. Gosto de poesia. Escrevo uns troços, mas tenho vergonha de mostrar. Tenho amigos poetas, mas me contento em ser uma mera atriz, por enquanto... Gosto de Baudelaire, da Sylvia, do Luiz Gama (AMO)...

Ruth Blumenstrauss parece distante:

__ É preciso agradecer o café do chinês.
__ Eu sempre agradeço quando eu pego.

Sinos dobram. A floricultura relativamente vazia permanece cordial aos longínquos pios, aos circunlóquios sob fiel redoma de vozes. Xexereguns é doutorada, primeira dama do respeito para com solidões alheias. Não se trata de deboche, nem de sarcasmo às avessas, é preciso revisitar luto: o bilhete, cuidadosamente guardado, mal sabia da astrologia da íris, não obstante seu recado alegrava-se por não ser tão importante quanto aquelas extras lições de jardinagem.
Nobre pensamento reaparece:

__ Perdão. Enveredei-me numa figurativa alunissagem. Que entorpecente você tomou?

Os olhos de Xexereguns pré-marejam-se com 59% da lembrança de encanto caiçara: pelas oscilações da íris dos gatos identificara boa maré, era pálida, plena adivinhação oculta quem lhe dizia:

__ Clara e francamente, hipnotizei-me pelo mar, tirei minhas roupas e tudo mais, branquela que eu só. Foi numa praia semi-deserta. O luar servia como única iluminação da escuridão. Afoguei-me em meus desejos, feliz que eu só. Suicídio involuntário? No creo. Deram-me como desaparecida, depois morta... Amanheci na casa de um gentil pescador, desde esse dia que...
__ Ok Xexereguns, é o suficiente. Eu sou eu, você é você. É legal, às vezes, adequarmos-nos aos limites da vida. Ah... Flores sangüíneas...

Surge brando ritmo de sanfona no radinho. Com carinho, é preciso agradecer tal mimosa memória pública. Do que você está falando? Onde você quer chegar? O mistério do amor é maior que o mistério da morte. Ruth Blumenstrauss desliga o radinho e liga uma tevezinha:
.
.

.


.
.

.
.

__ Vamos negrinha, vamos logo para elas, elas nos esperam desde tempos remotos e mais uma primavera dá os primeiros sinais de vida. Veja só. Uma das flores mais populares do mundo, cultivada desde a antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessa rosa datam de há pelo menos 35 milhões de anos.
É de certa forma um símbolo pagão, Afrodite estava metida na criação dela, com as graças; parece até que Jesus respingou seu sagrado sangue para dar mais emoção à flor, ligada muitas vezes com segredos escondidos da igreja durante a idade média.
Tirando certas híbridas, não existem rosas sem espinho - diria um poeta desatualizado.
O gênero Rosa é reconhecido por sua complexidade taxonômica devido, em parte, à hibridização, poliploidia e apomixia.

__ Entendi perfeitamente.
__ Ah, menina...
__ Sonhei que eu era uma sereia, e deixava uma rosa verde e triste na ponta do casco do navio dum marujo que se deixava levar por amor, coitadinho.
__ Bom... Serenamente sondemos nosso aveludado objetivo. Sonhos com rosa são legais, elas fascinam mesmo.... Nabucondonosor usava-as para seu palácio e, na Pérsia, onde elas eram cultivadas por sua essência perfumada, as pétalas eram utilizadas para encher o colchão do sultão. Sabe, sua voz me lembra uma rapariga do hip-hop, não sei ao certo o nombre dela...
__ Ela também tem problemas de dicção?
__ Não.
__ Tudo bem, pode voltar a falar da flor do amor...
__ Sabia que na verdade ela foi criada por Clóris?
__ Nops...
__ Afrodite só ajudou um pouco com sua beleza, Dionísio proporcionou-lhe o néctar, e as três graças deram encanto, esplendor e alegria.
Ave Maria criou as brancas, depois que seu cândido véu metamorfoseou rosas vermelhas.
Rosa amarela significa enfraquecimento do amor e infidelidade;
Rosa rosa significa "Amizade, Carinho, Amor..." - oferecer para muchachas or mujeres;
Rosa branca significa "Pureza, Paz" - oferecer para mujeres mais jovens;
Rosa laranja significa "Fascínio, Encanto" e pode ser oferecida a mujeres de mais idade;
Rosa champagne significa "Admiração, Reverência" para ser oferecida a mujeres de mais idade;
Rosa vermelha é um modo direto de dizer "Eu te amo" significando Amor, Passion.

continua...

Um comentário:

Anônimo disse...

Faz tempo que não passava por aqui,gosto de Sylvia e Charles,tenho o livro dele que tu citou ,les fleurs du mal,vc gosta de Vladimir Maiakovski?Gosto bastante,e adoro poesia mas não estou lendo muito,o que tem me atraído ultimamente são cobertores assassinos de Bukowski e afins.
ótimo texto volto pra ver a continuação,já trabalhei com flores e rosa cor-de-rosa significa amor também,e pra amor não tem idade.bjs