19/10/2008

sofrimento comercial

Conheço Gustavo Tovo de Porto Alegre - nossa cidade natal. Nada como aqueles loucos tempos de Osvaldo Aranha, Bambu´s, bar João rsrs... Me lembro dele uma vez na passeata contra o aumento das passagens, exibindo uma de suas pinturas. Tinha momentos que eu parava, do nada, e ficava observando ele, que me intrigava - um verdadeiro artista. Agora ele tá no Rio... (nota 02/07/09: já voltou pra Sampa) curtindo a cidade maravilhosa...


Bom, aqui vai uma pequena intransvista com essa figura...
(A respeito do título: o mesmo que encabeçou uma resenha de sua obra, que eu escrevi para o Centro Cultural São Paulo.)
#2 motherfuckers!

transanonymous
- seus trabalhos emanam uma violência, uma brutalidade. original... vc se preocupa em seguir alguma vertente artística?. qual a. importância e influência de outros pintores e/ou fatores exteriores em suas obra?
Tovo - Nunca pensei em associações entre as obras q faço com o trabalho dos outros, embora receba influências elas são recebidas de uma forma mais subconsciente, sempre acabo pegando alguma coisa de artistas q admiro, embora essa coisa de mídia e geração de imagens de um mundo perfeito - mas q é soh de fachada e esconde toda uma podridão da humanidade - seja a minha principal referência. Uma síndrome de underground tb permeia a minha vida, mas isso jah eh outra estória! De qualquer forma diria q essa "violência" e " brutalidade" seria como a minha fachada, não de pessoa mas de artista!

transanonymous - e o q estaria atrás dessa fachada?
Tovo - atrás dessa fachada estaria o q eu sou de verdade ou o q eu acho q sou, isso eh soh uma questão de aparências, e eu decidi - em vez de tentar parecer com algo melhor - tentar algo pior do q eu sou. Fiz recentemente umas fotos similares as q eu usava, (algo semelhante a um editorial de moda), dou méritos ao Gabriel (Gabriel Greghi, um amigo e colega de curso que faz tudo como eu...) pelo resultado e pretendo fazer o msm q fazia com as fotos das modelos. Fora isso ainda deve haver muitos fragmentos e vestígios da minha personalidade, estilizados e formando ícones, como se pode perceber ao longo dos meus trabalhos.

transanonymous - como vc descreveria sua personalidade?
Tovo - Deixaria q alguém descrevesse !. =D

transanonymous- ah cara pára com isso, sou teu amigo e tenho idéia de como você. é!... vejo isso refletir na sua obra... sua originalidade consiste em valorizar. movimentos de corpos e/ou caricaturas ora mutilados, ora amontoados... nos. desenhos sobrepostos sobre celebridades tenho a ideia de que tu tá deturpando um. status "do que é certo" que escolheu surgir pela fama... a obsessão que as. pessoas. têm em valorizar mais a aparências do que uma realidade que às vezes. pode. ser. inadequada, tou certo?
Tovo - Está bem, embora eu não seja soh isso... sei lá comecei a fazer elas quando estava numa fase paupérrima e não tinha papéis de qualidade... gosto muito de desenhar em materiais q não aborvam a tinta como o couchê, pois o fato deles jah terem uma fotografia impressa foi um mero detalhe; daí vejo banners, cartazes e outdoors nas ruas com uma visão totalmente artificial do mundo e da realidade, não acho q vida seja isso e por isso surgem as criaturas q muitas pessoas consideram bizarras ou como eu gosto de chamá-las impróprias para "pessoas não esclarecidas da arte"! Lembro-me de uma vez quando fui pleitear uma exposição na assembeia gaúcha e a secretária encarregada para análise me perguntou se eu queria expor as minhas obras ali aonde circulava gente? Q seria muito forte para as pessoas passarem e se depararem com um quadro meu, estranho eh q, pra mim, tirando a beleza plástica, não há nada de mais nas minhas pinturas. "Técnica e capricho" - assim eu defino meu trabalho, o resto são ações do subconsciente, muita coisa muda entre a ideia original e o trabalho finalizado...

transanonymous - suas noções de estética partem do princípio de que a beleza. está na feiura e esta seria consequência de alguma produção exterior que vc. condena?.
Tovo - A beleza se encontra nas cores, são as cores q atraem as pessoas, a deformação surge apartir de um exagero da beleza onde ela não pode mais se sustentar, o fato de q sou privado e de me sustentar da minha arte no momento tb influi nisso. Outras particularidades tb!.


transanonymous - amigo valeu pelas respostas!!! aí vai a próxima pergunta... a entrevista tá pequena ainda... como tem sido sua vida ultimamente?
Tovo - Ah legal... bom q perguntou, minha vida tem sido cheia de altos e baixos, posso lhe dizer q sempre q eu penso estar em uma situação estável vem a vida e me puxa o tapete, hj não estou me sentindo bem, tlvz até msm volte a me sentir depressivo, embora ontem eu tenha tido um dos dias mais legais desde q cheguei aqui [em São Paulo]. Não me considero aceito pela sociedade, sou frequentemente rotulado de algo monstruoso embora eu nunca tenha feito nada, apenas vejo grande parte das pessoas como algo podre, justamente o q elas gostariam de esconder, tlvz esse seja o meu crime e isso me faz e sempre me fez não ser aceito por coisa alguma. "∉ " símbolo matemático para não pertence ou não está contido, acho q isso q sou, minha vida eh insustentável em relação aos outros, qualquer coisa q se aproxima da aceitação é uma farsa. Esse foi meu momento deprê. Quando estiver me sentindo alegre lhe escrevo sobre as coisas boas da vida!

transanonymous - essa tua última resposta foi inesperada pra mim... ou... sei. lá... não é sempre que alguém gosta de falar que a vida não está boa assim, abertamente. existe algo que vc precisa que eu poderia fazer?. a gente poderia. conversar mais sobre as coisas boas da vida... olha só! aquele fio do celular não. consegui ver qual é que era... pode me ajudar qualquer hora?. qual o valor que tu. dá pra amizade?. esse ainda é um valor?. abração!!!.
Tovo - Ah não sei, minha vida como eu disse eh feita de altos e baixos, posso me sentir bem tendo uma bosta de vida ou mau ao contrário, acho q preciso de estabilidade, mas instavelmente tudo se ajeita, quando eu tiver certeza q as coisas boas da vida SÃO REALMENTE BOAS conversamos, ok?. Pior q comprei um celular novo e realmente tem uns troços de bloqueio para salvar imagens ou algo do tipo, mas podemos ver isso qualquer dia. O valor de uma amizade eh outra amizade, enquanto eu terei a tua terá a minha e as coisas ficam por aqui! grande abraço!


.
.

2 comentários:

Gustavo Tovo disse...

e eis q estou num momento alegre da vida, volto a pintar em breve e daí fazemos outra. Abraço.

um cara legal... disse...

yeah!!! :)