- Cristal, vose deve seguïrr a sua destïno...
- Mamãe, eu quero sair da comunidade, eu quero me casar com o Jorge Tadeu.
Ximena preferiu não interferir na vontade da menina - já possuída por um sonho profundo, representado pelo mar, no caso dos hippies -. Empunhando o estandarte com o símbolo de seus ideais, eles procuram um lugar onde possam manter a irmandade livre da corruptora sedução do mundo moderno. No começo eram poucos, 68, mas as roupas que usavam já ditavam uma moda na vanguarda rebelde (antes dessa época os estilistas ainda pulavam da infância à idade adulta nos modelos que confeccionavam). Se a imaginação chegou ao poder, se vivemos em um mundo que dá valor à fase dos 15 aos 25 anos, é por causa dessa geração que deixou como alternativa que daqui pra frente possamos esperar que novas crianças rompam mais do que a juventude transviada dos anos 60 conseguiu, coroada com all star. O céu tropicalista ainda reina invicto na cultura atual. Gal, Caetano, Gil, por cima de suas cabeças é possível ver a época em que estacionaram uma espécie de conservadorismo às avessas, ou seja, a ditadura da cultura, relegando a um futuro próximo uma permanente aura de marcas de refrigerante, astros hollywoodianos, a globo, woodstock... Inconscientemente (ou não) hoje preferem louvar o orkut, google, big brother, celulares, mtv...
Prevendo a ruína dessa propagação, o gérmen humanista guardava sua energia para os seculares êxtases coletivos que hoje culminam no show de floração da política pacífica, acima de suas cabeças, only sky...
A riponga gostaria de ter uma mãe mais liberal, e um desesperançado advogado vem a seu socorro, arranca a sufocante gravata e troca os sapatos por confortáveis sandálias, mas seu sotaque não é tão bicho-grilo quanto o da namoradinha: juntos vão pra Nova Friburgo, onde é habitual fumar muita erva, tomar muito chá... O orientalismo havia infiltrado-se nos Beatles e a comunidade brasileira já tinha até aulas de yoga; embora nem tão disseminado como hoje, o vegetarianismo também já tinha seus adeptos.
Na sala de cinema, uma biografia de Mahatma Gandhi repousava no colo da guria mais linda já vista por qualquer ereção no escuro; silente, ela vestia um daqueles saiões vendidos por artesãos, gorro de crochê verde escuro, brincos de pena e tudo mais o que suas pernas cruzadas poderiam contribuir... Também havia o pessoal da revista Só!, do site Lágrima Psicodélica, véios bródis saudosos, um integrante da Casa das Máquinas...:
- Abra que eu quero ver
Esse céu azul
Abra que eu quero olhar
Encima do sul
Abra que eu quero voar
O mais alto que eu puder
Abra que eu quero sair
Vou morar no ar
Talvez impressão, naum se sabe ao certo se a cara dos apreciadores da Psilocybe e Amanita possui um aspecto sereno, movimentos soltos, olhos tão infantis quanto distantes por causa de uma paisagem tranqüila que ganha vida própria ou porque falam não com o estômago (vide a cena de sacrifício de le gran leitão) e sim com o coração:
- Pra onde cê tá olhando?
- Pra qualquer lugar que não seja sua cara.
Ela pensava em flautistas at stairways to heaven, incensos, sinestesias da natureza (para que a ingestão resultante da infusão não tenha efeitos satânicos o lugar da viagem não pode ser em uma cidade grande DE JEITO NENHUM)... O ar livre, harmonias, ah... todo o clima comportado na sala da cinemateca. Um poeta do planeta dor vendeu seu livrinho em frente ao cine Odeon e nunca respondeu os e-mails que recebia, será que viajou para algum lugar mais distante? Ele disse que o princípio ativo desses alucinógenos era a solução para todos os males da humanidade, do corpo, da mente... a proposta era sedutora e nunca deixou de ser cogitada por um prematuro apreciador de alterações da consciência. Disseram uma vez que isso era problema resolvido, não deu certo, assim falava Christianne F.
Ao contrário da Psicodália, o acampamento durou cerca de três anos, nesse ínterim surgiu a idéia da gravação por um francês lá..., seria o primeiro filme, aliás, É o primeiro filme hippie brasileiro [será o único também? Caso contrário mandem links nas opiniaums deste post, por favor, por tudo o que é mais sagrado nesse mundo de Dio santo (não reconheço esse chão!)].
Foi em 1970 que o director de fotografia Meldy Melinger e Carl Kohler se uniram para produzir Geração Bendita , dirigido pelo Carlos Bini.
O filme foi perseguido pela censura dos filhotes da Marcha com Deus e a Família pela Liberdade. Daí advém o fato dele ter sido refilmado e reeditado várias vezes né, fazer o quê? Só em 2002 que conseguiram restaurar os negativos originais prum digno lançamento em dvd. O vinil da trilha sonora, da banda Spectrum, é um dos LPs mais procurados por colecionadores de todo mundo.
As cenas de amor são bobas imitações de românticos clichês, sem a mínima malícia, como tudo no filme. Até um padre fanático acaba entrando na onda e foge com aqueles que se defendem com flores perante a polícia. Hillary Clinton e seu marido vieram, juntos com o feminismo, dessa época em que foi tão bom ser jovem; abrir as portas da percepção com Aldous Huxley, louvando Ave Maria (ouça também a "Mary you are"). Babyboomers aglomeravam-se envolta de fogueiras antes que a bruxa de Blair resolvesse assustar adolescentes no fin de siècle. Embora Janis, Jim, Jimi tenham embarcado pra sempre nesse sonho, os hippies fazem sua habitual peruana e Baby do Brasil encontra Deus na forma de uma luz que até Shiva ficaria pasmado de ver. José Agrippino de Paula também despediu-se, ainda restam alguns...
.
♥
.
.
.
♦.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário