10/05/2008

é denunciando que se promove

Caminhando pelas ruas, cada palavrão equivale em cusparada. Buzinadas fazem dormir, sirenes são arritmias flutuantes; freios ambulantes não permitem que desencontros se oficializem. Jeremias sobe no busão e é recepcionado por bocejo do motorista e pigarreio do cobrador. Eles conversam sobre impossibilidades rodoviárias. Amor, seja bem-vindo ao mundo do romance globalizado. Atrás de uma briga Jeremias desembarca sua poesia em meio à alegria prosaica. Chega a primeira oportunidade:

- Vai pro inferno vadia!

Nenhum transeunte respeita sua vitória. Os pais protegem suas crianças e casais batizam seus relacionamentos. O bilhete único permite viagem em mais três busões. No busão amarelo - o segundo - Jeremias reconhece o cobrador que zelou por sua poesia pop; ele abandona a Augusta, o cobrador lança-lhe olhar de sangrenta admiração. Nos bancos traseiros duas bocas enchem-se de caralhos. Casarão, Blue Night Show, Outs, Vegas, Odeie seu ódio, caminhões de lixo, cabeleireiros unissex, Night House, Ropahrara, Maison, Biblos, Dubai, sexshops, Piolin, estacionamentos, Academia do Garrido, postos de gasolina, BigShows, Planeta's, praça Roosevelt, tudo vai ficando pra trás. Onde estará o amor? Marilyn Monroe o encara de um grafite sobre cortina de ferro. 22h... Mais 1h30 pra usar o bilhete único. Jeremias desembarca:

- Tchau cobrador.

Em pensamento é possível abrir uma brecha, uma tampinha no céu humano. Espatifá-lo não é tão simples como se faz com um espelho. Uma voz pública torna-se maternal a seu lado, mas ele não permite que ela chegue até o coração da concentração. Chega o terceiro ônibus. Com manto roxo, Jesus Cristo dá um peido, e estaciona ao lado de Jeremias:

- Vai pra casa meu filho?
- Jesus Cristo não sofre no meu bairro.
- Dê-me sua mão direita.

A mão de Jeremias cisma, mas logo deixa-se apanhar pelas mãos sujas de Jesus Cristo:.

- Vida muy longa, muita fortuna, muito amor, e uma carreira brilhante como ator!
- Sou descendente de ciganos poloneses...
- Não se avéxe não, estou aqui pra te ajudar.
- ...por parte de pai, e militares heróicos por parte de mãe. Sobe comigo, não tenho muito crédito mas vai ser um prazer pagar tua passagem.
- O prazer é todo meu.

Jeremias e Jesus Cristo sentam-se no fundão.

- Tira a coroa amigo, tá fora de moda.
- Vamos fazer assim, eu uso teu boné e você usa meus espinhos.
- Hehehehehe... não acredito em transferência. Mas já vou avisando que boné preto não é recomendado em quintas-feiras, pois é dia dos anjos.

Os dois fazem a troca.

- Não é automatismo, meu filho. É fé do coração.

Jeremias observa:

- Então você ainda acredita em Deus?
- Ele que me pediu pra falar com você.
- Desculpe, foi sem querer querendo.
- Eu hein.

 Os adolescentes deixam-se hipnotizar inconscientemente pela loucura bem fundamentada de Jesus. Ele conhece pensamentos, coração, e intestino de cada um de nóis.

- Você me lembra o Bin Laden.
- Ah que isso... são seus olhos... meu filho.
- Sabe... Uma vez eu fui pedir esmola prum cara e ele apontou o dedo na minha cara e disse que eu era pilantra, mais tarde descobri que ele era um pastor mafioso e desejei ardentemente bater nele. Ele é mais velho e maior que eu, e isso me daria um imenso prazer.
- Você tem ido malhar na academia do Garrido?
- Vazei faz mó cota já...
- Você tem hepatite?
- Não, só tuberculose relativa.
- Coma mais bananas; ponha pés em banho-maria de vez em quando; coloque duas pitadas de sal grosso nos dois lados do limiar da tua baia; toma um banho de boldo antes de ir pro dorminhador; sempre dê valor à família; e tome chá de cogumelo pelo menos uma vez na vida.

Zumbi dos Palmares se levanta de um banco da frente, os encara, e desce do bus. Adolescentes viram adultos. Generalizações tentam tornar raso um assunto que poderia cavalgar rumo ao horizonte possível das ideias.

- Tâmo quase lá Jesus.
- Observe que suas palavras encerram significado não só vertical...
- Como também metalingüístico?
- ...Mmmmmmm.... Deixa eu pensar... Você tem horas?
- Por que usam tanto relógio para fazer encontro de morte e vida? São 23h03.
- É denunciando que se promove.
- Não enrola.

Toca um forró no busão, que atravessa um rio podre, fedorento. Um Drive-In, Lua cheia.











Um busão chamado desejo
Pe
rseguido por olhos, um paparazzi, outro repórter
 Subo no busão
Devagarinho numa esquina
A 1ª viatura da polícia
Ainda tenho direito a mais dois sufocos
Passar a catraca e virar maloquero de novo
Aspereza de sexos desculpados
Gavetas que abrem pra dentro e orações que nascem no coração e conduzem

ao macrocosmo
circular
Adeus meus fãs
Meus desejos viciantes não me levam a lugar algum
No silêncio de um tiroteio
de encantos

ao macrocosmo .
circular .
Adeus meus fãs .
Meus desejos viciantes não me levam a lugar algum . No silêncio de um tiroteio de encantos






.



Nenhum comentário: